quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Como fazer um Terrário


Terrário

Um terrário é uma miniatura do mundo.

Ele imita o Meio Ambiente das plantas e realiza na sua pequena área, o ciclo da água, completo. Com o aumento da temperatura, a água usada para regar o solo evapora e se junta à água proveniente da transpiração das plantinhas, formando uma concentração de vapor de água.

No ambiente fechado, este vapor condensa-se e, em pequenas gotas, retorna para irrigar novamente o solo. E, tudo começa novamente. Vocês vão gostar de observar as gotinhas se formando, e isso será uma prova visível (e constatativa) do ciclo das águas.
Será útil mostrar às crianças uma ilustração de como o ciclo das águas se processa na natureza para que elas façam comparações.
Material Necessário:
-02 garrafas de coca-cola de 2 litros,
-01 xícara de pedregulho (do tipo para aquário)
-01 xícara de carvão vegetal,
-03 a 04 xícaras de terra (preferivelmente a adubada organicamente),
-02 a 04 mudinhas de plantas diferentes (para usar de acordo com o tamanho do vidro),
-01 xícara de água filtrada.
-01 rolo de Fita Crepe
-01 tesoura sem ponta
Como Fazer:
Com a tesoura, recorte uma das garrafas de plástico em cerca de ¾ de seu corpo, e outra, pelo lado contrário, cortada a ¼ do corpo. Após a montagem, a parte menor funcionará como tampa e deverá ser fixada à outra com fita crepe.Colocar a pedrinha no fundo, seguida do carvão vegetal e da terra. Fazer um buraco na terra, reservando a terra retirada, colocar a plantinha e repor a terra retirada ao seu redor.Regar o terrário cuidadosamente e tampá-lo.
Colocar o terrário em lugar com claridade média, mas não diretamente à luz do sol.
O terrário não exigirá cuidados especiais, manter-se-á sozinho. A cada semana ou duas, remover a cobertura (a tampa) para que as plantinhas recebam uma brisa fresquinha por uns 15 minutos. As plantinhas poderão ser aparadas, se for o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário